Curioseando sobre o ZÍPER

ziper

Tudo na sua vida tem sua evolução, tudo se cria e se transforma e com o zíper também foi assim…..

Surgiu em 1851 patenteado pelo americano ELIAS HOWE recebendo o nome de FASTERNING FOR GARMENTS, estaria aí o fim do uso de botões, colchetes ou outro material para o fechamento de roupas e outros produtos? Não! Elias Howe preferiu dedicar-se ao aperfeiçoamento de sua outra invenção a MÁQUINA DE COSTURA.

Anos, muitos anos depois em 1890, eis que um outro americano com o nome de WHITCOMB JUDSON, realiza sua invenção. No Ano de 1893, recebeu a patente pelo seu invento que recebeu o nome de CLASP LOCKER e a certeza de que seu invento revolucionaria o mundo, fazendo com que os intermináveis botões fossem aposentados, e o invento não despertou atenção. Em 1894, em parceria com outras duas pessoas fundam a Universal Fastener Company, e lançam o fecho com o nome C-CURITY FASTENER, uma nova versão e um novo nome PLACKET FASTENER e ainda não era bem aceito.

evolucao

Em 1906, Judson contrata o sueco OTTO FREDERICK GIDEON SUNDBACK para trabalhar exclusivamente no aperfeiçoamento do fecho C-Curity Fastener. Em 1913, surge o primeiro aperfeiçoamento sendo patenteado por Otto com o nome de HOOKLES FASTENER que também precisaria de novos aperfeiçoamentos por também não serem aceitos. No ano de 1917 uma nova patente recebe o nome de SEPARABLE FASTENER. Foi no ano de 1920, com a aceitação total pelas forças armadas americanas é que mundialmente este fecho se tornou conhecido.

Somente em 1923 que o nome ZIPPER foi usado, pois se fazia referência a uma linha de botas que uma Empresa estava lançando. Ao se depararem com o som que emitia ao abri e fechar rapidamente as botas. ZIP (abre) e  ZIIIP (fecha).

ziper_1

A partir da década de 30, é que o nosso tão conhecido ZÍPER foi amplamente usado em vestuários, e um marketing já muito bem definido foi um ponto chave para tanto amor, a praticidade onde até mesmo crianças ficariam mais independente, podendo se vestirem sozinhas. Isso é o máximo!!!!!

Encontramos hoje no mercado, uma infinidade de cores, tamanhos, espessuras, fixos e destacáveis, simples ou duplo…. é só usar a imaginação e criar….

O meu verdadeiro intuito é deixar aqui a mensagem de que se você acredita no seu SONHO, defenda-o que ele se realiza….

AHHHHH!!!! Tabém muito usado como gesto, quando pedimos para que alguém fique em silêncio!!!!! Valeu a descontração!!!!!

Se quiserem conhecer mais sobre a história do zíper tem uma matéria muito interessante nesse link.

Bom final de semana e até a próxima!!!!!

E você? Gostou? Deixo nos comentários vou adorar saber!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s